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quinta-feira, 5 de maio de 2011

O SBT chegou ao cúmulo do absurdo

A Tv Tupi foi líder de audiência, pois, quando estreou, era a única emissora do país. As pessoas deixavam de sair na hora de suas novelas e o consumo de água em São Paulo chegava a zero quando os capítulos dos folhetins eram exibidos. Chegou a Globo e o Roberto Marinho começou a ocupar os espaços vazios da grade da Tupi para ganhar público, conseguiu e hoje a Rede Globo é líder absoluta, ocupando o posto de 3ª maior do mundo. Isso tudo serve para ilustrar que o SBT também já foi líder, bateu inacreditáveis 50 pontos no Ibope com seus talk-shows, mas numa época em que o Brasil não tinha outra escolha: era Globo ou SBT.


Daí chegou a Record e decidiu brigar pela vice-liderança, coisa que não era tão difícil de conseguir, pois disputar com uma emissora que serve de brinquedo para seu dono é como apostar uma corrida de 20 metros com uma criança de 5 anos. O tempo passou e a Rede Record, sem muito esforço, se tornou vice-líder de audiência, algo previsível e até aceitável. A Band observou que poderia seguir os rastros da Record e também brigar por um lugar mais alto na grade, começou a investir e hoje consegue, facilmente, o 3° lugar em vários horários do dia. A Rede TV! trilha a mesma história.


O tempo não pára e é normal que as pessoas evoluam, mudem pra melhor e se toquem de que é preciso inovar para ter o seu próprio espaço no mundo. Mas Silvio Santos ainda não se deu conta de que o controle está na mão do telespectador e, atualmente, ele tem mais do que apenas duas opções na televisão. Ontem (04) o “Programa do Ratinho” começou às 21h30 e terminou 21h42. Isso mesmo, foram apenas 12 minutos de programa. Sabe por quê? Porque a novela da Globo acabou um pouco antes do previsto.


Isso até poderia estar na capa de todos os sites especializados em televisão, inclusive no RD1. Mas não, pois já virou rotina episódios como este de ontem a noite acontecer. Ou você não se lembra que, em 2009, Carlos Nascimento chamou uma reportagem, mas antes da mesma ir ao ar, o apresentador deu ‘Boa Noite’, já que a novela das 21h da Globo tinha acabado naquele instante? Eu também me lembro do dia em que, em 50 minutos, o SBT exibiu um compacto com 30 capítulos da novela “Camaleões”, pois a audiência estava em baixa.


Essas e outras atitudes decidem a credibilidade de um veículo de comunicação. Já se perguntaram o porquê da Globo não fazer esse tipo de coisa? Porque Roberto Marinho sempre ensinou que, quando se perde a credibilidade uma vez, recuperá-la é uma missão quase impossível.


A ética não é fruto do respeito, e sim a precursora.

Por: Breno Cunha (@cunhabreno)


RD1

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